Bahiana de Medicina

Semanalmente postamos o nosso podcast de preparação para a Bahiana de Medicina. Composto de uma explanação do assunto e uma resolução de questão.

Veja o exemplo da resolução da questão:

A figura representa o perfil idealizado de uma pista de skate, uma das atividades físicas mais completas que existem pois trabalha o corpo, a mente e a socialização do praticante. A pista é composta por duas rampas, I e II, interligadas por um loop circular de raio R, em um local onde o módulo da aceleração da gravidade é igual a g.
Considere um garoto no skate, de massa total m, como uma partícula com centro de massa movendo-se ao longo da pista. Sabe-se que o garoto no skate desce a rampa I, a partir do repouso, passa pelo ponto C com velocidade mínima sem perder o contato com a pista e abandona a rampa II.
Com base nessas informações e nos conhecimentos de Física, desprezando-se o atrito e a resistência do ar, é correto afirmar:
a) A altura H da rampa I é igual a 3R/2.
b) O módulo da velocidade do garoto no skate, ao passar pelo ponto A é igual a 5gR.
c) A intensidade da força normal que o garoto no skate recebe da superfície circular, ao passar pelo ponto B, é igual a 3mg.
d) O módulo da velocidade mínima que o garoto no skate deve ter no ponto C é igual a gR.
e) A componente horizontal da velocidade com que o garoto no skate abandona a rampa II tem módulo igual a raiz de 15gR/4.

Letra:

Resolução de Questão

Podcast 01 completo

Bons Estudos e um Forte Abraço!!!

Publicado por biziprofessor

Sou professor de Matemática, quimica e Física. Trabalho a 20 anos com alunos em exames preparatorios para vestibulares e Enem.

Deixe uma resposta