Resolução da Questão da Bahiana

Na Antiguidade e na Idade Média, a magnetita o ímã natural, era usada como remédio para várias doenças. A influência de um campo magnético no organismo humano tem sido investigada, sistematicamente, desde 1950. A aplicação principal da magnetita, em medicina, consiste na obtenção de imagens de secções através do corpo, MRI, sem ter de expor o paciente a radiações prejudiciais, tais como raio X.

Sobre o comportamento e a geração de um campo magnético, utilizado na obtenção de imagens, é correto afirmar: 

a)As cargas elétricas em movimento em um meio, cuja permeabilidade magnética é μo , originam, no seu entorno, exclusivamente campos magnéticos. 

b)As linhas de indução magnética na região interna de um ímã em forma de uma barra orientam-se do polo magnético norte para o polo magnético sul.

 c)A configuração das linhas de indução magnética de um solenoide longo, em forma de uma hélice cilíndrica, quando percorrido por uma corrente, é idêntica à configuração das linhas de força de um dipolo elétrico. 

d)A intensidade do vetor indução magnética no centro de uma bobina chata de N espiras de raio R, quando percorrida por uma corrente elétrica de intensidade i é igual a , sendo μo a permeabilidade magnética do meio. 

e)A intensidade do vetor indução magnética no centro de uma espira com a forma de uma semicircunferência de raio R, percorrida por uma corrente elétrica de intensidade i e imersa em um meio de permeabilidade magnética μo , é igual a .

Resolução:

Resolução em vídeo:

Bons estudos e um forte abraço!!!

Por biziprofessor

Sou professor de Matemática, quimica e Física. Trabalho a 20 anos com alunos em exames preparatorios para vestibulares e Enem.

Deixe uma resposta